" A arte em construir sonhos, encantar corações e transmitir felicidade!"

segunda-feira, 11 de julho de 2011

As Matrioskas vem para encantar o Atelie

Oi pessoal, vamos falar hoje sobre uma bonequinha muito especial, a "Matrioska", o símbolo da Rússia, particularmente acredito que no mundo não exista nada tão interessante no mundo artesanal. A Matrioska ou "Mamuska" (mãezinha), além de sua beleza artesanal, e forma singular, tem um significado muito importante "a Familia", a base de toda a sociedade, e que hoje está esquecida e dividida num mundo sem tempo, onde apenas os valores financeiros importam.




Posso dizer com todas as letras: "I LOVE MATRIOSKAS"




Meu irmão ama a cultura russa, seu sonho era conhecer o país, batalhou muito, aprendeu o idioma sozinho através de dicionários e livros, e juntou dinheiro por muitos anos até que finalmente foi para lá, conhecer...eu tenho muito orgulho dele! E adivinhem o que ele me trouxe de lá! Isso mesmo matrioskas! Essa foto acima são a minha familia de matrioskas, compostas de cinco bonequinhas cada uma!
É engraçado mas em casa quando solteiros também éramos em cinco, agora somos em doze e logo logo treze....rss
Dizem que as matrioskas além de ser símbolo cultural, também fazia parte dos brinquedos educativos do país, e era costume quando alguém casar ganhar um joguinho de matrioskas que também simbolizam a fertilidade.
Alguns dizem que o seu surgimento foi há alguns séculos atrás, que um artesão russo inspirado nos Darumas criou as matrioskas, para representar as gerações da familia...



Sinceramente, não sei se essa lenda é verdadeiramente russa, ou uma simples invenção da internet, mas achei muito bonitinha e quis dividi-la com vocês:
"Havia um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente."

Agora vamos ao que interessa, o Atelie Rebecca Sapeca também curti de montão as Matrioskas, e recebemos uma encomenda da Rosamari... vejam o que deu!




Cada matrioska que fizemos em feltro era formada por um conjuntinho de 3 bonequinhas.... Alguns modelinhos que fiz... Todas as bonequinhas que criamos, eu amei faze-las, todos acharam lindas!
O maior problema é que a Rebecca (minha filhinha) não queria deixa-lás ir para o seu destino!Rsss
Todas as bonecas que fiz, assim como as demais criações do Atelie, levam nossa etiqueta de produto original e autenticidade de criação do mesmo...



Aqui estão todas embaladinhas...são lembrancinhas para as crianças da Rosamari.


Com as matrioskas também criamos fantoches...

....e dedoches!

E de repente as matrioskas invadem a cozinha! Essa matrioska porta pano de prato, fiz para presentear a minha sobrinha Vanessinha...que está fazendo o seu enxoval...


No pano também fiz um aplique de matrioska....

Achei que ficou um charme, detalhe o meu irmão que foi para a Rússia é o pai da Van, ele gostou bastante do meu trabalho! Como é bom quando a familia gosta do nosso trabalho, e quanto a Vanessa...vamos fazer de tudo pra ela ter o enxoval mais lindo do mundo!


E fizemos algumas matrioskas grandes em e.v.a para decoração das salas da igreja, afinal a oferta da igreja nesse trimestre que passou foi pra Russia.


No e.v.a esta foi a minha preferida!


...ou será que foi esta?




2 comentários:

  1. Amei! Todas elas são lindas e maravilhosas!
    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maristela, que bom que vc gostou, eu tb amo matrioskas...vc também faz artesanato? Se quiser podemos manter contato por e-mail:atelierebeccasapeca@hotmail.com, um abraço e bom feriado!

    ResponderExcluir